Porque usar as mídias digitais nas eleições 2016 para prefeito e vereador?

MPDO Marketing Digital é um conjunto de estratégias e técnicas usadas para promover empresas, negócios, produtos e pessoas através da internet. Ele visa visando construir um relacionamento com um determinado nicho e que possa se traduzir em objetivos pré-definidos pela marca, com alguns objetivos, sendo o principal deles o de vender, gerar leads, ou até mesmo de aumentar autoridade sobre determinado assunto, produto, e/ou serviço.

Existe hoje uma revolução ética acontecendo na política brasileira. Vinculada a uma crise econômica histórica e com diminuição das receitas dos municípios, dos repasses federais e enrijecimento das leis tributárias, isso tem gerado uma atenção maior do cidadão como eleitor.

Para as eleições 2016 municipais ouve uma reformulação das regras de campanha que incluem a diminuição do tempo de campanha eleitoral, restrições a panfletos, santinhos, cavaletes, carros de som, e outros. Com isso, um novo perfil de eleitor está se formando, mais antenado ao histórico dos candidatos e lisura das campanhas. Fatores este que tornaram as estratégias do marketing político digital mais propícias para quem pretende se eleger.

Estou preparando um conjuntos de materiais fundamentais à candidatos e eleitores que visam respeitar a campanha limpa e a participação dos cidadãos na nova política.

Confira:

● Educação de política participativa
● Engajamento, o cidadão quer fazer parte, ter importância
● Acaba a cultura da divulgação e Começa a cultura do relacionamento
● Modelo de gestão coletiva
● Quebra a audiência passiva
● Inverte a regra do marketing -|> convencer ao participar

O poder da classe C

É uma fatia da população que nunca foi agradada, a não ser ocasionalmente, e que agora passa a ter um canal de comunicação direto com o candidato.

● São mais de 80 milhões de brasileiros nas redes sociais
● Orientar o eleitor é escutar seus anseios
● Netnografia, observar o comportamento do eleitor na internet

O que o eleitor local quer?

São apenas dois modelos:
CONTINUIDADE OU RENOVAÇÃO
Basta escolher o caminho

Construção dos alicerces da credibilidade digital

● Relevância
● Confiança
● Autenticidade
● Ouvir e responder
● Transparência
● Reputação

Localizar os pontos mais sensíveis da comunidade em foco

Ex. Região Sul
Segurança e educação
Emprego e Renda
Bairrismo, Família

Como funciona uma campanha digital?

● Propaganda convencional
● Limite de tempo
● Limite de espaço
● Limite de empenho
● Prolifera uma imagem estática
● Comunicação limitada
● Ecologicamente incorreta
● Campanha Digital
● Pode estar em todos os locais inclusive na campanha física
● Visa conquista, manutenção e ampliação
● Comunicação permanente
● Ecologicamente limpa
● O Marketing Político digital tem regras menos rígidas

8 “pês” do Google

● Pesquisa – descobrir os hábitos da maior massa eleitoral
● Projeto – O que queremos
● Produção- mão na massa para construir o pacote de ferramentas
● Publicação – disponibilizar e treinar equipe
● Promoção – divulgar
● Propagação – levar aos multimeios, premiar a adesão
● Personalização – estabelecer uma relação íntima com quem aderiu
● Precisão – acertar o alvo

As ferramentas de mkt digital

● Site colaborativo
● Blog Corporativo
● Consultoria e Análise de Métricas
● Marketing de Conteúdo Estratégico
● E-mail Marketing
● Posicionamento no Google
● Aplicativos
● Relações Públicas 2.0
● Twitter Marketing
● Whatsapp Marketing
● Facebook Marketing
● SMS Marketing
● Voice mail

As ferramentas de mkt digital

● Desenvolvimento dos canais de interação do eleitor com o candidato.
● Aplicativos multiplataforma para interação via tablets e celulares
● Manual do candidato – evite erros e seja o gestor desde o início

Contingente

● São 120 milhões de brasileiros na web, 70 milhões são eleitores (Ibope) e estão em uma ou mais redes sociais
● Em média navegam 7 horas por dia
● Segunda maior audiência mundial do Youtube.
● Segunda maior audiência mundial do Facebook.
● Segunda maior audiência mundial do Whatsapp.
● Um em cada três brasileiros possui smartphone

E você, candidato ou profissional de campanha, já traçou seus planos?

Esse é o ano da CAMPANHA DIGITAL!!!

Consultor especializado em marketing digital

Junior Vilela

Formado em administração de empresas com habilitação em marketing com especialização em marketing digital, palestrante, empresário, blogueiro, Superintendente de Mídia de marketing e escritor.

Website: http://www.juniorvilela.com.br