Marketing Político Digital: Como trabalhar com política da forma correta

9°-Semana-14-de-Setembro-conteúdoAdaptar uma campanha tradicional para o ambiente digital não é uma tarefa fácil. O público que lê jornal e assiste campanhas eleitorais pela TV, provavelmente não é o mesmo que lê artigos em portais de notícias e tira suas próprias conclusões com o comportamento do candidato atual.

Além disso, escolher o canal pelo qual você deseja conversar e compartilhar seus principais projetos com os eleitores é uma das etapas importantes do processo de elaboração de uma campanha de marketing digital político. Facebook, Twitter, YouTube, Periscope, Snapchat ou outros? Em quais deles posso me promover sem ferir as Políticas de Privacidade e Termos de Uso da rede social?

Uma campanha digital de sucesso envolve engajamento e interação, ou seja, quanto mais comentários você responder, melhor o engajamento, a aceitação e empatia do público e o resultado final.

Não utilize a mesma comunicação do ambiente tradicional no digital!

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Seu eleitor digital não será atraído pela mesma campanha e linguagem utilizadas nos meios offline. Tudo tem de ser adaptado e remodelado, atendendo as necessidades de cada ferramenta, lembrando sempre que as principais ferramentas para a elaboração de uma estratégia de marketing digital estão disponíveis para todos: o Facebook e o Twitter, por exemplo, são redes sociais gratuitas, o conteúdo da sua página tem de ser realmente relevante para chamar a atenção do seu eleitor na web.

Amadorismo não tem vez numa campanha de marketing digital política!

Interação é essencial em uma campanha de marketing digital

Interação é tudo, quando você cria uma página em uma rede social gera uma expectativa por parte do usuário que busca um canal de atendimento e comunicação com seu candidato, por isso, responder seu futuro eleitor é fundamental.

O candidato deve estar sempre ligado na página social. Diferente de um debate ao vivo, no Facebook, Twitter e demais redes sociais as conversas acontecem com ou sem sua participação.

Este é um canal que pode ser usado como espaço de atendimento de dúvidas e sugestões dos eleitores aproveite a interatividade e use este recurso a seu favor. Com essas ações você conquista a confiança e mostra que é um candidato acessível e que está ouvindo seu público.

Tenha uma estratégia para gerenciar crises

Imprevistos podem acontecer durante a campanha eleitoral, e o primeiro veículo que sente a reação do público é a rede social. Por ser um canal com atualizações feitas 24 horas por dia, qualquer novidade chega primeiro na Internet, e será neste espaço em que o público vai deixar sua opinião sobre o caso. Por isso o monitoramento das redes sociais é uma necessidade em qualquer campanha de marketing digital bem executada, uma equipe de profissionais especializada é fundamental neste e em outros momentos.

No seu planejamento algumas estratégias já devem ser estipuladas para estes momentos, qual é a primeira atitude a ser tomada? Uma nota oficial? Responder cada um dos questionamentos? Essas e outras ações devem ser debatidas com sua equipe de profissionais do marketing digital.

Escolha meios de comunicação que atendam suas necessidades

Uma campanha de marketing digital pode utilizar várias ferramentas para divulgar sua campanha: redes sociais, e-mail marketing, site, aplicativos mobile, o grande desafio é escolher qual delas utilizar.

Escolher a ferramenta ideal não é uma tarefa simples, isso envolve estudos e análises sobre o público que você pretende atingir. Cada faixa etária, nível de escolaridade, classe social, comportamento e outros fatores sociais influenciam na escolha do meio de comunicação ideal.

Então o primeiro passo é conhecer o seu público, para assim escolher qual rede social usar. O Facebook hoje atinge uma grande faixa etária, mas o SnapChat pode ser uma ferramenta interessante se o seu público alvo é formado por eleitores jovens.

Uma das maneiras de atingir eleitores tradicionais é enviar mensalmente E-mails com seus projetos, lembrando que o envio deve ser aprovado pelo usuário. Não pratique SPAM!

Consultor especializado em marketing digital

Junior Vilela

Formado em administração de empresas com habilitação em marketing com especialização em marketing digital, palestrante, empresário, blogueiro, Superintendente de Mídia de marketing e escritor.

Website: http://www.juniorvilela.com.br